Red Bull Bragantino completa 96 anos de existência

Criado no dia 8 de janeiro de 1928, na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo, o então Atlético Bragantino não teve o início fácil. Apesar disso, em 1931 conquistou o Torneio Raul Leme, onde ganhou o apelido de Massa Bruta por conta da dificuldade de ser batido. Já em 1934, o Bragantino ganhou o estádio Nabi Abi Chedid, onde manda os jogos até hoje.

Somente em 1949 o clube se profissionalizou e estreou na Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Em 1965, a primeira grande glória, o Leão bateu o Barretos e ganhou o direito de jogar na elite do estado logo no ano seguinte. Apesar disso, os anos 70 foram difíceis para o clube, que acumulou quedas.

Clube celebra conquista do Campeonato Brasileiro Série B de 2019 Clube celebra conquista do Campeonato Brasileiro Série B de 2019
Créditos: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

No fim da década, a equipe retornou à elite do estado. Em 1988, o Braga conquistou a Divisão Especial do Campeonato Paulista. Em 1989, mais um título marcante: a Série B do Campeonato Brasileiro. O ano de 1990 foi especial na história do Massa Bruta, além de disputar a Série A do Brasileirão, o clube venceu o Campeonato Paulista depois de superar o Novorizontino na "Final Caipira". O título também lançou ao futebol o técnico Vanderlei Luxemburgo. Em 1991, chegou ao vice-campeonato nacional ao ser derrotado pelo São Paulo de Telê Santana.

Em 2007, Marcelo Veiga, treinador que mais comandou o Bragantino em partidas oficiais com 516 jogos, levou o clube a segunda divisão nacional após se sagrar campeão da Série C.

Em 2019, o Bragantino uniu a tradição caipira com a inovação do exterior. O Leão ganhou a companhia do Touro, que selou a parceria entre o clube de Bragança Paulista e a Red Bull. Os frutos da união chegaram cedo, logo no primeiro ano o clube conquistou a Série B e garantiu vaga na elite nacional.