Prêmio Brasileirão 2019: De Arrascaeta, do Flamengo, melhor meia

De Arrascaeta mudou de time da temporada passada para a atual. O meia deixou o Cruzeiro e foi para o Flamengo. Mas tem uma equipe em que garantiu presença por mais um ano: a seleção do Campeonato Brasileiro. O Prêmio Brasileirão 2019 premia o uruguaio na noite desta segunda-feira como um dos melhores meias da competição. Os números do jogador, que já tem status de ídolo para a torcida rubro-negra, justificam facilmente o troféu recebido. 

O meia marcou 13 gols e deu 14 assistências nas 23 partidas em que esteve em campo pelo Flamengo neste Brasileirão. Isso mostra que o atleta se reinventou no Rubro-Negro, já que apareceu bem não só como garçom, mas também como goleador. O equilíbrio de Arrascaeta nas ações ofensivas ajuda a explicar o recorde alcançado pelo Mais Querido de gols marcados em uma edição do Campeonato por pontos corridos com 20 clubes: 86.

– Muito feliz. Isso demonstra que a gente tem feito coisas importantes durante todo o ano. Os crescimentos individuais são importantes para que uma equipe possa ganhar grandes coisas, então estou muito feliz desse ano voltar a ser premiado – disse.

 

O fato de alcançar dois dígitos em gols e assistências, as duas estatísticas mais importantes da competição, também impressiona. Ronaldinho Gaúcho e Bernard, ambos em 2012 pelo Atlético-MG, Rafael Sobis, em 2013 pelo Fluminense, e Jadson, em 2015 pelo Corinthians, são os outros atletas que alcançaram o feito, mas todos com 34 ou mais partidas e números inferiores aos do uruguaio nos dois quesitos. Estes números também mostram uma evolução com relação ao desempenho de Arrascaeta na competição da temporada passada, quando fez seis gols e deu seis assistências. 

Não foi só no Brasileirão que De Arrascaeta teve importância para o Flamengo nesta mágica temporada de 2019 para o clube. Na final da Libertadores, diante do River Plate, foi dele o passe para o gol de empate aos 44 minutos do segundo tempo. Em 11 jogos na competição continental, o uruguaio marcou um gol e deu três assistências. Mais um ano histórico para este craque.