Prêmio Brasileirão 2019: Gabigol, do Flamengo, melhor atacante e artilheiro

A temporada de 2019 foi especial para o Flamengo. E se teve um cara que ajudou o clube a alcançar tantas glórias foi Gabriel Barbosa, o Gabigol. Os números do atacante com a camisa rubro-negra são avassaladores. Assim como no ano passado, quando marcou gols 18 pelo Santos e foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro, ele também ocupou o posto máximo de goleador da competição, este ano com 25 tentos anotados, e garantiu lugar na seleção do Prêmio Brasileirão mais uma vez. Gabriel recebeu o troféu de artilheiro do ex-atacante Careca. 

Se no ano passado o atleta já fez história, quando foi o artilheiro do Brasileirão e da Copa do Brasil, este ano ele escreveu novos capítulos, ainda mais espetaculares, na história de sua carreira. Gabigol foi o artilheiro da Libertadores, com nove gols, balançando a rede em todas as fases da competição (grupos, oitavas, quartas, semi e final). Até então, apenas o argentino Riquelme havia alcançado tal feito. E o que o torcedor flamenguista nunca irá esquecer são os dois gols de Gabriel que garantiram a virada e o título ao Flamengo na grande decisão, diante do River Plate-ARG, em Lima, no Peru, nos instantes finais da partida. 

Com os 25 gols marcados no Brasileirão 2019, Gabigol se tornou o maior artilheiro dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro com 20 clubes. O Rubro-Negro tem o ataque mais positivo da história da competição, com 86 gols, e a dupla de ataque formada por Bruno Henrique e Gabigol tem 46 gols, igualando a marca de Washington e Dagoberto, pelo Athletico-PR, em 2004, que era a melhor até o momento. Gabriel também se mostrou decisivo na competição, marcando gols em duelos considerados fundamentais para o título do Mais Querido, como os dois tentos anotados no triunfo diante do Palmeiras e o golaço por cobertura que deu a vitória sobre o Santos, ambos concorrentes diretos pelo troféu de campeão brasileiro. 

A última marca alcançada pelo camisa 9 do Flamengo também merece enorme destaque. Com o gol marcado na goleada por 6 a 1 sobre o Avaí, na penúltima rodada do Brasileirão 2019, Gabigol chegou a 43 gols na temporada e igualou Neymar como o jogador que mais fez gols em uma temporada do futebol brasileiro no século. Embora o Campeonato Brasileiro já tenha terminado, o atacante do Rubro-Negro ainda pode ultrapassar o craque da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain-FRA. A oportunidade será no Mundial de Clubes, quando o Flamengo tem a semifinal e a decisão ou a disputa pelo terceiro lugar da competição. Por tudo o que já fez no ano, o torcedor do Mais Querido vai acreditar que também vai ter gol do Gabigol no Mundial. 

Prêmio Brasileirão 2019 Prêmio Brasileirão 2019
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF