Conselho Técnico aprova novidades no Brasileirão 2024

 

Representantes dos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2024 e dirigentes da CBF se reuniram nesta terça-feira (5) na sede da entidade para aprovar novidades nesta edição da competição. Pela primeira vez na história, os capitães dos clubes também participaram do encontro virtual.

A primeira rodada do Brasileirão 2024 será aberta no dia 13 de abril. O encerramento da competição está marcado para o dia 8 de dezembro.

A criação do Troféu Roberto Dinamite para o artilheiro da competição, a paralisação do campeonato durante os jogos da Seleção Brasileira nas Datas Fifa e o aumento do limite de estrangeiros foram algumas das novidades anunciadas no encontro realizado na CBF.

"A reunião foi muito proveitosa. A CBF está sempre aberta ao diálogo, sempre a favor do debate. Foi tudo muito importante e salutar, podem ter certeza de que vamos continuar trabalhando para fazer o futebol brasileiro cada vez mais forte", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Conselho Técnico Brasileirão Série - A Conselho Técnico Brasileirão Série - A
Créditos: Joilson Marconne / CBF

Troféu Roberto Dinamite


A partir desta edição, a entidade dará o nome do maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro ao troféu de maior goleador de cada edição da competição. O jogador nascido em Duque de Caxias marcou 190 gols no campeonato.

Roberto Dinamite é o maior ídolo da história do Vasco. No clube carioca, ele marcou 708 gols marcados em 1.110 jogos com a camisa cruz-maltina, e conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

"O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse feito dando o nome deste craque ao prêmio do artilheiro da competição", afirmou Ednaldo Rodrigues.

Inauguracao da Estatua de Roberto Dinamite no Estadio Sao Januario em 28 de abril de 2022. Foto: Daniel RAMALHO/CRVG Roberto Dinamite durante inauguração de sua estátua em São Januário
Créditos: Daniel Ramalho/Vasco da Gama

Capitães


Pela primeira vez na história, os capitães participaram da reunião, que foi virtual neste ano. "Esse encontro foi uma boa iniciativa e espero que se repita. Gostaríamos de nos encontrarmos novamente antes do início da competição"; disse Tinga, capitão do Fortaleza.

Datas FIFA


Pela segunda vez na história, o Brasileirão será paralisado durante os períodos de Data FIFA. Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.O pleito era uma reivindicação antiga dos clubes, que foi atendida pelo Presidente Ednaldo Rodrigues no seu primeiro ano de gestão. 

Conselho Técnico Brasileirão Série - A Conselho Técnico Brasileirão Série - A
Créditos: Joilson Marconne / CBF

Árbitro explica decisão aos torcedores


Os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público nos jogos do Campeonato Brasileiro. Os anúncios serão feitos pelo microfone que os árbitros já usam. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da FIFA para implementar a medida. A novidade foi testada recentemente na final da Supercopa Feminina 2024. Em fevereiro, ela anunciou para os torcedores que anulara o gol do Cruzeiro marcado irregularmente por Byanca Brasil. O VAR recomendou que a árbitra revisasse a jogada. Pelo replay, ela assinalou toque no braço da jogadora cruzeirense, invalidou o gol e fez o anúncio para o público.

Bola da competição


A bola oficial do Brasileirão será a Nike Flight, que neste ano terá um novo desenho.

Bola do Brasileira?o série A - 2024 Bola do Brasileira?o série A - 2024
Créditos: Joilson Marconne / CBF

Sistema de disputa


Com o início marcado para o dia 13 de abril, o sistema de disputa do Brasileirão 2024 não sofreu alteração. Serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no returno, com a 38ª e última rodada prevista para o dia 8 de dezembro. 

Limite de estrangeiros


A partir desta edição, os clubes poderão inscrever até nove jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de sete atletas estrangeiros por clube. 

Primeiros confrontos


A Diretoria de Competições divulgou na semana passada a tabela básica da Série A do Campeonato Brasileiro 2024

Confira abaixo os duelos da 1ª rodada do Brasileirão 2024:

Internacional (RS) x Bahia (BA)

Cruzeiro (MG) x Botafogo (RJ) 

Vitória (BA) x Palmeiras (SP) 

Fluminense (RJ) x Red Bull Bragantino (SP)

Vasco da Gama (RJ) x Grêmio (RS) 

Corinthians (SP) x Atlético (MG) 

São Paulo (SP) x Fortaleza (CE) 

Athletico (PR) x Cuiabá (MT) 

Atlético (GO) x Flamengo (RJ) 

Criciúma (SC) x Juventude (RS)